sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lins tem 50 casos confirmados de hepatite B e C

Dia Mundial da Luta contra Hepatites é registrado com palestra

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, Lins registra desde 2009, 50 casos de hepatite B e C e tem mais 20 casos em diagnóstico. Desde maio, o NGA realiza testes rápidos (resultado na hora). No total, são cerca de 10 testes rápidos por dia e, com isso, já foram confirmados dois casos de hepatite C.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção das hepatites virais, a secretaria municipal de Saúde realizou ontem, na sede da diretoria regional de Ensino, uma palestra preventiva sobre a doença.
Cerca de 80 pessoas entre manicures, tatuadores, esteticistas e policiais, considerados grupos de alta vulnerabilidade, assistiram às palestras ministradas por enfermeiras e técnicas de saúde do NGA e do grupo de DST/AIDS de Lins. Foram realizados também testes rápidos para hepatite C e aplicação de vacinas para hepatite B.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Cláudia Regina Nunes, a atenção especial é fundamental para o problema das hepatites. “A secretaria está com um constante trabalho com organizações governamentais e não governamentais para fortalecer a prevenção em nosso município. O reconhecimento da importância da mobilização no Dia Mundial da Luta contra as Hepatites (28 de julho) é o que nos motiva a continuar defendendo o tema e estimulando o fortalecimento das medidas de prevenção e controle dessas doenças”, diz a secretária.
O vírus da hepatite tipo B é transmitido principalmente por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não descartável são considerados público de risco. A doença pode ser transmitida também pelo contato sexual. Outra forma de contágio ocorre durante o nascimento, seja parto normal ou cesáreo. O vírus da hepatite tipo C é transmitido principalmente por meio do sangue. As formas de contágio da hepatite C são muito similares às da hepatite B.
Após a palestra, a secretaria de Saúde, por meio dos agentes de saúde, realizará buscas por grupos de risco, alertando e conscientizando a população a respeito da doença. Todas as hepatites são diferentes em sintomas, gravidade e tratamento. Quando já diagnosticado, o paciente deve procurar uma unidade básica, onde o tratamento é oferecido gratuitamente.
Interessados deverão procurar o NGA-27 ou buscar informações pelo site www.dstaidslins.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário