terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conheça e deguste o trabalho da revista Café Espacial

Profissionais de Marília acreditam que projeto sem fins lucrativos possa levar informações e entretenimento de forma diferente

Em sua 9ª edição, a revista Café Espacial mostrou que veio para ficar. Circulando em Marília há algum tempo, o folhetim moderno, têm com formato dinâmico e inovador; parecida com um gibi, mas cheia de conteúdo onde podemos encontrar quadrinhos, entrevistas, música, teatro, contos, literatura, cinema e fotografia. Os assuntos são os mais variados. Com muita dedicação e vontade de misturar ideias, foi assim que teve início a publicação independente, em outubro de 2007.
A revista conseguiu uma boa aceitação e rápida divulgação na mídia, e os responsáveis pelo início de tudo foram Sergio Chaves e Lídia Basoli. Ela jornalista e professora na área de comunicação, amante do cinema e dos quadrinhos; sonhava em colocar tudo isso em prática. Ele, editor e roteirista, artista de mil e uma utilidades, têm sempre algo inovador em vista. No total são quase 15 profissionais, entre jornalistas, escritores, fotógrafos e grandes artistas premiados como Laudo Ferreira, DW, Jana Lauxen, Fábio Lyra, Ebbios, Berliac, Susa Monteiro, Viktor Sack, que colaboram sem nenhum tipo de lucro; apenas tentando divulgar o seu trabalho no Brasil e no exterior. Pessoas que dividiram um mesmo sonho e que juntos conseguiram a realidade.
Em 2010, em comemoração ao aniversário da revista, surgiu o Expresso Café Espacial. Um informativo gratuito da Café Espacial, que complementa o trabalho realizado da revista impressa. O cardápio é praticamente semelhante, porém em forma de um pequeno jornal.
O trabalho da equipe é comercializado em várias cidades do Brasil, entre elas, Curitiba, Londrina, São Paulo, Teresópolis, Recife e até em uma galeria em Portugal. Quem tiver interesse em adquirir as edições, é só procurar nos pontos de venda ou comprar pelo site da Café!
Algumas seções que já foram publicadas e que ainda são um sucesso: Café literário (contos); Além do cinema; Mais uma dose (com estudos sobre os mais diversos aspectos culturais); Arte revelada (fotografias); e a Cafeína pura! (música, sempre com bandas entrevistadas e resenhas de materiais).
O trabalho do pessoal já foi premiado nacionalmente quatro vezes. Em 2008 foi indicada ao 20º Troféu HQMIX, Troféu Bigorna como melhor publicação independente; 2009: 21º Troféu HQMIX como melhor publicação independente de grupo de 2008, 5º Prêmio DB ARTES como melhor edição independente; 2010: 22º Troféu HQMIX como melhor publicação independente de grupo de 2009; 2011: Indicação ao 38º Festival International de La Banda Dessinée de Angoulême, na categoria ‘alternative’ – com a revista Café Espacial e com o informativo Expresso Café Espacial.
Apesar das dificuldades, por ser um projeto independente, a Café Espacial continua buscando um lugar ao sol e batalha para conseguir um espaço nacional do mercado editorial. Aprecie essa ideia cultural e passe adiante.

Acesse e conheça o trabalho do pessoal:

http://cafeespacial.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário