quinta-feira, 5 de julho de 2012

Rio+20: emprego também é sustentabilidade!


Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, terminou na 6ª feira, 22 de junho. Durante duas semanas, o evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi palco internacional de debates e exposições sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, onde questões como poluição, efeito estufa, energia limpa e renovável, entre outras, foram debatidas.
A convite da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o Portal Terceira Idade teve a oportunidade de exibir aos 45 mil visitantes da Rio+20 uma de suas principais campanhas em defesa dos direitos da pessoa idosa. A campanha do Portal “Torne-se uma empresa amiga da 3ª idade: empregue um idoso!” (ilustração ao lado) esteve exposta durante os dez dias do evento no Circuito Brasil Cultural, no espaço Galpão da Diversidade e Cidadania.

Emprego também é sustentabilidade
A 3ª idade também é um segmento da sociedade a ser tratado com respeito e com a devida ampliação de seus direitos, disponibilizando recursos para suas necessidades.
A campanha “Empregue um idoso!” do Portal tem como objetivo conscientizar a população e as empresas contra todo e qualquer preconceito às diversidades culturais, étnicas e etárias.
O Brasil está envelhecendo. Porém, uma das questões principais é como os órgãos governamentais e a sociedade civil vão tratar esta questão. Uma grande parte da população acima de 60 anos está ativa e quer ou precisa trabalhar.
O Portal, através de seu Mural de Vagas de Emprego, já disponibilizou mais de mil postos de trabalho para esta faixa etária, possibilitando, assim, que a população da 3ª idade venha a complementar seus ganhos e poder viver com dignidade esta etapa da vida, reinserindo-os na sociedade e diminuindo, dessa forma, o número de pessoas dependentes de uma aposentadoria, na maioria dos casos, insuficiente e precária.
Emprego também é sustentabilidade. Quanto menor a pobreza de um país, mais sustentável ele será!

Nenhum comentário:

Postar um comentário