O empresário e engenheiro José Pacheco, proprietário da
Linsat, recebeu a nossa equipe na última sexta-feira, dia 22, e nos contou um
pouco sobre as novidades na comunicação linense e a nova parceria concretizada
com a Mais! Magazine.
A ideia do projeto Linsat teve início em 1997, quando
Pacheco fabricava antenas parabólicas e as revendia (1990 a 1999), e após algum
tempo as TVs a cabo eram a novidade do momento no cenário brasileiro e o seu
desejo era trazer para Lins esta tecnologia. O sonho se tornou realidade em
março de 2001 a partir da concessão obtida junto à ANATEL (Agência Nacional de
Telecomunicações).
Após dez anos de investimentos e possibilidades, Pacheco
conseguiu montar toda uma infraestrutura com tecnologia de ponta, que não deve
nada a nenhuma operação de TV a cabo com internet em qualquer parte do mundo.
Sua estrutura operacional está localizada na Rua Oswaldo Cruz, 759, no centro
da cidade.
O empresário explicou que além da TV a cabo há também
internet banda larga (Virtu@Lins), onde os clientes podem optar por montar
pacotes/combos com valores diferentes. Segundo ele, a rede instalada é do tipo
HFC (hibrida com fibra ótica e cabo coaxial) e atinge aproximadamente seis mil residências e pontos comerciais nos bairros do Centro, Morumbi, Garcia, Ariano,
Arapuã e parte da Vila Alta.
São aproximadamente 80 canais, 40 quilômetros, de rede com
cabo coaxial e mais 9 quilômetros de fibra ótica, pretendendo ainda este ano
iniciar a expansão para mais 120 quilômetros de rede para atender cada vez mais
a população e oferecer outros serviços como a telefonia fixa e vigilância
monitorada. É uma penetração muito boa e nos coloca no mesmo patamar de países
de primeiro mundo.
Atualmente, 24% das 55 milhões de residências do país têm TV
por assinatura. Segundo o ministro das comunicações Paulo Bernardo, em 10 anos,
80% dos domicílios terão TV paga. Isso se dará pela expansão da renda
principalmente das classes C e D, pela recém aprovada regulamentação da lei de
serviço de acesso condicionada pela agência reguladora, e pela maior oferta de
produtos mais baratos.
“A melhoria de renda vai fazer as empresas puxarem mais
cabos para oferecer mais serviço e por isso o potencial de crescimento de cabo.
As classes C e D estão chegando ao mercado exigindo TV a cabo e banda larga de
qualidade, característica somente das operações via cabo”, disse Pacheco.
Atualmente, a Linsat (www.linsat.com.br) oferece além dos
tradicionais canais de assinatura, dois canais linenses que já estão no ar:
LinsNews e a Rede Caminho Santo. Foi iniciado um estudo para o Canal 13,
Universitário, onde este poderá ser utilizado pelo UNISALESIANO, UNILINS, FATEC
e UNIMEP, inclusive na TV a cabo de Piracicaba, onde usa o mesmo Canal 13, para
que a UNIMEP possa disponibilizar produções prontas.
A programação do LinsNews conta com as Sessões da Câmara
Municipal de Lins, programa de variedades e Arquibancada LCC (Lins Country
Club) produzidos pela Cultura Pop (Produtora IdeaFix), propaganda de empresas
linenses, e após uma parceria firmada recentemente, a Mais! Magazine passará a
exibir os vídeos da TV Mais! (www.maislins.com.br) no LinsNews.
“É de extrema importância não só para nós como também para a
Mais! essa novidade, pois a revista que já tem um grande segmento social
passará a ter também visibilidade na mídia local”, explicou o empresário.
Os próximos passos da Linsat é levar para as cidades
vizinhas a programação do cabo e internet e ainda este ano trazer para Lins
alguns canais em HD, com a digitalização de toda a rede.
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