sexta-feira, 1 de abril de 2016

Longevidade com qualidade de vida

Temas como ergonomia, educação financeira e motivação profissional foram abordados durante a SIPAT

Com o objetivo de promover ações preventivas e esclarecimentos voltados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, as unidades de Lins e Castanhal realizaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com o tema “Longevidade com qualidade de vida”.
Equipes do SESI, SENAC, Corpo de Bombeiros e Unilins falaram sobre qualidade de vida, educação financeira, álcool e drogas, educação no trânsito e motivação profissional. “A SIPAT é um momento para conscientizar os funcionários quanto aos seus direitos e deveres no que se refere à Segurança no Trabalho, adotando atitudes positivas para reconhecer e corrigir riscos”, destaca o técnico em Segurança do Trabalho da UP Lins, Danilo Almeida.
Segundo o técnico, uma das principais causas dos acidentes ocupacionais é a falta de atenção. “A despreocupação do trabalhador gera consequências graves e até mesmo a morte. A unidade de Lins está há mais de 280 dias sem registro de acidentes. Isso se deve ao trabalho contínuo de conscientização e ao uso correto de EPIs para garantir o principal patrimônio de todos: a segurança.”
Os palestrantes também abordaram a importância da ergonomia no ambiente de trabalho e os problemas que o corpo pode sofrer devido à má postura. Enfermeira na unidade Castanhal, Fernanda Vasconcellos comenta que os cuidados visam uma melhor qualidade de vida, seja nas atividades desenvolvidas em casa, assim como nas que praticamos todos os dias na empresa. “As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ganharam destaque, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, estas têm sido as doenças ocupacionais mais comuns registradas entre os trabalhadores.”
A melhor forma de cuidar da postura é criar hábitos diários e praticá-los com consciência. Manter os utensílios ao alcance das mãos, regular a cadeira adequadamente e utilizar todo o corpo para levantar objetos foram algumas das dicas oferecidas aos colaboradores. “A atitude preventiva reduz acidentes, dores, possibilidade de erros, absenteísmo, além de aumentar o conforto e a produtividade”, orienta a enfermeira.
Durante o ano, as áreas da Medicina e Segurança do Trabalho desenvolvem atividades em prol da saúde e bem-estar.  Diariamente são realizadas sessões de ginástica laboral que duram em média 10 minutos com o apoio de educadores físicos. Os exercícios – principalmente de alongamento e relaxamento – abrangem pescoço, ombros, braços, mãos, pernas e coluna e proporcionam uma rotina de trabalho mais saudável aos colaboradores.
  
Fique sabendo 
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Os dados oficiais dão conta de que, no Brasil, acontecem cerca de 2400 acidentes do trabalho diariamente. São cerca de 100 por hora e 1,5 por minuto. Nas estatísticas, os homens são os mais atingidos com 73,06% dos acidentes e as mulheres representam 26,99% do total. Quanto à faixa etária, a maioria das ocorrências – cerca de 40% - acontecem entre os 20 a 29 anos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário