Lar Vicentino
No ano de 1931 iniciou-se em Lins a 1ª Conferência Vicentina, sendo presidente o confrade Romeu Freire de Lima. Em 1934, os confrades e consócias deram início à principal obra da Sociedade de São Vicente de Paulo em Lins, uma quadra de terrenos da Vila Clélia que foi doada à entidade pelo Coronel José Andrade Junqueira e Fausto Junqueira Andrade, cujo presidente foi Sebastião Monteiro Lopes. A escritura foi lavrada em 18 de setembro de 1940 e no dia 29 de junho de 1952 foi inaugurada a Capela São Vicente de Paulo, no terreno do asilo.
No dia 12 de março de 1975, os vicentinos José Francisco Junqueira Reis e José Luiz Dias dos Santos, estiveram com o prefeito Dr. Rubens Valadão Furquim solicitando o empréstimo de máquinas para os serviços de terraplanagem para a construção do novo asilo, na Chácara São José – Bairro Córrego do Barbosa. No dia 15 de novembro de 1979, foi inaugurado o novo asilo São Vicente de Paulo de Lins, atual Lar Vicentino.
Com capacidade para atender 55 idosos com idade acima de 60 anos, com vulnerabilidade social, a instituição têm hoje 42 moradores, 19 funcionários e sobrevive da renda de eventos, parcerias, doações e subvenções estaduais e municipais. Há também a ajuda dos voluntários nas mais diversas áreas, desde a saúde até o lazer. O atual Presidente Gilberto Aparecido Vanuchi e o vice Antonio Nunes Filho, já estão no segundo mandato e permanecerão no Lar até julho de 2012, quando outros, por meio de votos, assumirão a presidência.
O Lar tem como objetivo acolher e amparar idosos necessitados em regime de internato, proporcionando condições dignas de moradia com qualidade, cuidados básicos para a sobrevivência, alimentação balanceada, monitoração e orientação quanto a higiene pessoal, vestuário, locomoção/transporte, saúde, recreação, assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, visando a preservação de sua saúde física e mental.
Para fazer parte da instituição o indivíduo passará por uma triagem, onde será avaliada a própria aceitação do indivíduo em relação à institucionalização; quadro clínico (exames), quadro psicológico (exames), condições de moradia, relacionamento família, disponibilidade de vagas e período de adaptação.
Venham conhecer o Lar Vicentino e seja um voluntário você também!
8ª Festa do Milho Verde
Realizada de 8 à 11 de março na Abcel (Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins), a 8ª Festa do Milho Verde contou com várias atrações como apresentações musicais, sorteios de prêmios, diversas barracas de alimentação com churrasco, kafta, pastel, cachorro-quente, bebidas, doces em geral, lanche de pernil com milho, curau, pamonha, bolo de milho, suco de milho, milho cozido, sopa de milho e a exposição de quadros do morador Vicente Campos.
A renda do evento foi revertida exclusivamente na manutenção e melhora da instituição linense para atender cada vez melhor os seus assistidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário