domingo, 1 de junho de 2014

‘Envelhecimento VIP’ garante segurança dos idosos no transporte coletivo

O projeto, desenvolvido em São Caetano do Sul (SP), pretende conscientizar a sociedade e profissionais do transporte público sobre as particularidades do processo de envelhecimento

 Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul firmou parceria com a Viação Padre Eustáquio (VIPE) para desenvolver na cidade o projeto denominado Envelhecimento VIP, que garante ao pessoal da terceira idade do município respeito e a segurança no uso do transporte coletivo, com motoristas e cobradores conscientes e capacitados sobre suas responsabilidades com os idosos. 
Como parte desse programa, os gerontólogos Felipe Borges e Tiago Nascimento Ordonez, da equipe de Gerontologia da Terceira Idade do município, também membros da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), e que estão à frente da iniciativa, ministrarão palestras sobre o tema no espaço de educação continuada da empresa.
Projeto Envelhecimento VIP
O Projeto Envelhecimento VIP foi dividido em três etapas. Na primeira, foram feitas pesquisas com idosos frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade e com integrantes do Conselho Municipal do Idoso de São Caetano, a fim de colher opiniões e informações a respeito do transporte coletivo municipal.
Na fase seguinte, será realizada sensibilização de colaboradores envolvidos na dinâmica do transporte urbano da cidade, por meio de vestimentas que simulam a velhice avançada. No final, haverá uma campanha de conscientização para promoção do respeito à pessoa idosa.
Como parte da atividade, os funcionários da empresa carregarão mochilas com pesos e usarão óculos para simular o cotidiano da terceira idade.
“É um projeto espetacular, que fará os funcionários sentirem na pele as dificuldades encontradas pelos idosos nos transporte público”, avalia Carlos Henrique Silveira, diretor da VIPE.
A ação, que ocorre no período de 26 a 30 de maio, tem o apoio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Segurança (Guarda Civil Municipal) e Educação (EME Alcina Dantas Feijão); e Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

Fotos/ilustrações: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário