quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vacinação é importante em todas as idades

Em entrevista exclusiva, o Dr. Renato Kfouri, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), fala sobre a importância da vacinação como forma de prevenção e promoção da saúde
Você pensa que vacina é só para crianças? A vacinação começa lá na infância, com vacinas contra gripe, pneumonia, sarampo, coqueluche e paralisia infantil. Mas as vacinas precisam continuar sendo feitas ao longo da vida. Umas são reforços das que tomamos na infância, outras são próprias para a idade adulta”, esclarece o Dr. Renato de Ávila Kfouri, pediatra-neonatologista. 
Em entrevista exclusiva dada ao Portal Terceira Idade, o médico e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) alerta sobre a necessidade da vacinação nesta faixa etária, além de dar dicas sobre o calendário de vacinação do idoso, disponível no site da instituição (veja entrevista completa clicando no vídeo acima).
População idosa no mundo deve atingir 2 bilhões em 2050
foto colunasEstimativas apontam que a população global com idade superior a 60 anos deverá triplicar por volta de 2050, podendo chegar a 2 bilhões. Essa taxa vai crescer principalmente em países menos desenvolvidos do que naqueles países que já possuem alta taxa de população idosa. Essa realidade vai significar um enorme impacto social, médico e econômico. Para doenças imunopreveníveis, a melhor estratégia de prevenção e de custo-benefício economicamente viável é a implantação de vacinas eficazes e a adoção das já existentes pela população.
“É importante que todos tenham acesso à informação e que cada um faça a sua parte, o que inclui o médico, na hora da consulta, avaliar o estado vacinal de seus pacientes e prescrever as vacinas necessárias, e a população, cuidando para que sua vacinação esteja em dia”, alerta Kfouri.
Calendário de vacinação do idoso
Para os idosos e pessoas acima de 60 anos de idade, a SBIm recomenda vacinas contra as principais doenças que afetam esta faixa etária. Consulte o site da instituição para ver a lista completa e os locais disponíveis para vacinação (veja link abaixo).